Certificação ISO: quais são as principais e como obter?
A certificação ISO é um selo que atesta a qualidade da empresa de acordo com padrões internacionais. Descubra quais são as principais e como sua empresa pode obter.
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A Certificação ISO é sinônimo de qualidade e pode ser exigido pelas empresas em transações B2B.
A certificação ISO é um selo internacional de qualidade que avalia diferentes pontos de uma empresa. Existem variados tipos de normas que devem ser seguidas para que a empresa conquiste sua certificação.
Esse reconhecimento pode ser utilizado como uma estratégia de marketing ou diferencial em transações comerciais. Entenda como funciona e as vantagens de utilizar um sistema integrado de gestão na leitura deste artigo.
O que é certificação ISO?
A certificação ISO é um selo da International organization for Standardization — Organização Internacional para Padronização. Essa é uma certificação reconhecida internacionalmente, e, justamente por isso, tem alto valor para consumidores e empresas em todo o mundo.
A partir de indicadores de qualidade, definidos de acordo com o tamanho das empresas e a área de atuação, a certificação avalia uma série de normas, a fim de entender se a organização atende aos critérios de qualidade do setor.
Existem diferentes tipos de normas, que podem estar focadas em gestão da qualidade, impacto ambientais e até segurança. No Brasil, a certificação é emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
Quais as principais certificações ISO?
Existem diferentes tipos de certificação ISO. Provavelmente você já ouviu falar da ISO 9001, mas o selo depende de algumas características da empresa. Abaixo, falamos um pouco mais sobre os principais.
ISO 9000
A ISO 9000 é uma norma do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Ela aborda formas de monitorar e otimizar processos, com o objetivo de melhorar o negócio continuamente. A ISO 9000 é uma série que engloba três certificações.
ISO 9001
A ISO 9001 é uma das mais conhecidas normas e, também, a mais específica. O selo estabelece diretrizes para a condução de projetos e inclui todos os 20 pontos da norma 9000.
Observação: essa norma engloba as ISOs 9002 e 9003, que tinham menos pontos de avaliação.
ISO 9004
Essa norma é uma evolução da anterior. É focada no sucesso por meio da qualidade e ajuda as empresas a deixarem o cliente mais satisfeito.
Os pontos avaliados envolvem a capacitação dos empregados, uso inteligente de recursos e identificação das necessidades do consumidor para atender melhor suas expectativas.
ISO 19011
Essa norma é focada em auditorias e se pauta por seis princípios: integridade, apresentação justa, devido cuidado profissional, confidencialidade, independência e abordagem baseada em evidência.
É importante para promover a melhoria contínua, já que avalia todas as partes envolvidas em uma auditoria.
ISO 14000
A certificação ISO também possui normas específicas sobre o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A ISO 14000 está ligada à sustentabilidade e tem o objetivo de reduzir o impacto das empresas no meio ambiente.
O selo é atribuído a empresas comprometidas com a legislação ambiental, além de colaborar com a preservação, por meio de padrões internacionais e o treinamento dos empregados.
ISO 17000
A certificação ISO 17000 trata da avaliação de conformidade. É uma família de normas variadas, e, embora não tão conhecidas quanto as anteriores, igualmente importantes.
Entre outros aspectos, as certificações tratam de requisitos de credenciamento para avaliações de conformidade (17001); requisitos para organismos de auditoria (17021); requisitos gerais para competências em laboratórios de ensaio e calibração (17025).
ISO 27000
O conjunto de normas ISO 27000 trata da segurança da informação e proteção de dados de empresas e de órgãos públicos. É a base para a criação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação e é composta por 25 normas.
As políticas e diretrizes se baseiam nos princípios de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.
ISO 45000
Esse é o conjunto de normas voltadas para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Foi desenvolvida pela Organização Mundial do Trabalho (OMT) e tem como base a ISO 9001.
Seu objetivo é auxiliar a empresa a identificar riscos e oportunidades para a prevenção de problemas de saúde ocupacional, bem como a redução de acidentes, garantindo um ambiente mais seguro.
Quais empresas precisam da certificação ISO?
A certificação ISO não é obrigatória. Entretanto, ter o selo é sinônimo de qualidade e de cumprimento de padrões internacionais.
As normas podem ser adotadas de maneira voluntária. Porém, é possível que haja essa exigência na hora da contratação, especialmente em transações Business to Business (B2B).
Isso porque a certificação reduz os custos com inspeções, além de atestar o alto padrão e rigor nos cumprimentos normativos.
Como obter uma certificação ISO?
Para obter a certificação ISO, é necessário contatar uma empresa terceirizada, que fará os processos de avaliação, entendendo se os requisitos estão sendo realmente atendidos.
Mas, até chegar a esse ponto, é necessário seguir alguns passos para garantir que sua instituição vai obter o selo.
Avaliação
Antes de mais nada, avalie o cenário interno da organização. Quais processos precisam de melhoria? Onde estão os principais gargalos? Quais pontos demandam correção?
A partir daí, faça um diagnóstico de como a empresa está em relação às normas e quais ações podem ser tomadas para aprimorar essas questões.
Planejamento
Em seguida, a empresa deve planejar todas as etapas de implementação: estabelecer um cronograma de acordo com a disponibilidade interna, preparar os empregados e definir a data esperada para a certificação.
Implementação
A implementação é uma etapa mais complexa e seu sucesso vai depender da qualidade do planejamento. Aqui, são criados os procedimentos necessários para adequar os processos aos requisitos da norma, sempre de maneira organizada. O ideal é contar com o suporte de um consultor.
Auditoria
Por fim, realize uma auditoria interna para verificar os novos procedimentos e possíveis falhas e, então, parta para a contratação de uma empresa certificadora.
Como um software de gestão integrada pode ajudar?
Para que o processo da certificação ISO aconteça de forma mais acertada, um software de gestão é um diferencial importante.
A plataforma reúne ferramentas que auxiliam na análise de dados, identificam gargalos e executam uma série de atividades de forma automatizada,
Além disso, conta com um banco de dados robusto e seguro, para melhorar a tomada de decisão e garantir a proteção de um dos mais importantes ativos de um negócio: a informação.
O software de gestão garante padronização de processos, reduz erros, otimiza a utilização de recursos e facilita o monitoramento de atividades em tempo real — fatores importantes para atender aos requisitos da certificação ISO.
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